O QUE É ACUPUNTURA?

A medicina tradicional chinesa tem embasamento filosófico no movimento Taoísta, onde se busca o Tao. Em tradução livre, o Tao significa caminho, o fluxo natural do universo. Um caminho é o trajeto entre dois pontos, então o Tao pode ser compreendido como um processo, um período de constante transformação. O fluxo natural pelo qual o universo o ser humano e todas as coisas se transformam. O Tao é tudo e está em tudo, em todas as pessoas e lugares. Está tanto na pedra mais rara e preciosa, quanto nos escrementos dos animais. É absoluto, é a consciência presente nas mínimas particulas, em tudo o que existe nesse ou em outros planetas, na solidez do que é material e no vazio do silêncio, na presença e na ausência. 

E nessa dualidade entre dois estados, apesar de parecer e muitas vezes ser opostos, são dois extremos complementares entre si, onde um é parte do outro. O som precisa do seu oposto silêncio, o céu precisa de seu oposto a terra, as montanhas somente são montanhas devido a existência dos vales, um é parte do outro, um está inserido ao outro. E esse é um caminho essencial para entendermos o fundamento mais importante presente na medicina chinesa, o Tai Ji talvez assim como os conceitos básicos de Yin e Yang, seja o símbolo oriental mais conhecido no ocidente devido à sua teoria aparentemente simples, ganhou popularidade, especialmente pelas pessoas que praticam meditação, yoga ou são simpatizantes de alguma forma à cultura oriental. Talvez essa notoriedade é devido à logíca baseada nos contrastes que difere dos pensamentos filosóficos ocidentais, que são radicalmente adepta à lógica aristotélica,

uma visão mais lógica e baseada na oposição dos contrastes “isso é do bem” ou ”isso é do mal”, ou ainda “isso me faz bem”
“isso me faz mal”. 

Essa dissonância entre orientais e ocidentais, a respeito desses conceitos básicos de enxergar a vida, pode ser explicado também devido à escrita, o conhecimento da linguagem chinesa se torna impraticável se não entender esses conceitos culturais e filosóficos. A forma como um oriental organiza os

pensamentos e ideias é diferente de como um ocidental o faz.

YIN-YANG

Pode se dizer que toda a Teoria da Medicina Chinesa está apoiada em Yin e Yang, desta forma, desde os fundamentos ela tem uma linha de raciocínio a respeito de patologias e tratamentos, que se dissociam completamente do pensamento da medicina ocidental, que além de aristotélica, utiliza apenas um dos processos de cura de Hipócrates (460-350 aC), o de cura pelos opostos, discorreremos mais sobre os pensamentos hipocráticos mais adiante.

O símbolo Tai Ji representa o lado claro (Yang) e o lado escuro (Yin) de uma colina, assim representam dois estágios do tempo, o lado iluminado pelo sol, e o outro sombreado. Assim como o dia se transforma em noite, verão em inverno, e vice-versa. Dessa forma todos os fenômenos são uma constante interação entre esses dois estágios. E como esse não é um processo estático, cada movimento contém dentro de si uma parte do movimento oposto(representado pelos pequenos pontos brancos e pretos), que vai ganhando espaço a medida que o outro vai decaindo, e o ciclo se repete constantemente. Ou seja, a quando o dia dia chega as 12:00 é o ápice do Yang, porém o Yin está contido dentro do Yang, e vai ganhando espaço na medida que o dia anoitece, as 0 0:00 é o auge do Yin, que começa a perder a força na medida que o dia vai clareando. 

Não há nada absoluto em si, que não contenha o seu oposto, nada é totalmente Yang ou totalmente Yin. Tudo pode ser Yin ou Yang de

acordo com o referencial comparativo.

Tai Ji

Essas transformações ocorrem através de duas condições:

Na primeira, as modificações ocorrerão devido inicialmente às condições internas, e posteriormente com a presença de condições externas, como um ovo que depende de ter um pintinho dentro para que seja chocado (condição interna), e depende também de uma ave do lado externo para chocar esse ovo (condição externa). No segundo caso ocorrerá devido a um amadurecimento concebido através do fator tempo. O Yin só pode se transformar em Yang em um determinado estágio, quando houver condições de tempo propícias à mudança.

Todas as patologias para a medicina chinesa, vem de uma desarmonia entre o Yin e o Yang: “Se o yïn yáng se ofende, a doença aparece”, (Huáng Dì Nèi Jing, Sù Wèn – capítulo 3.). “Se o yáng está vazio então o exterior é frio, se o yïn está vazio então o interior é quente, se o yáng está em excesso então o exterior é quente, se o yïn está em excesso então o interior é frio”, (Huáng Dì Nèi Jing, Sù Wèn – capítulo 42.). A Figura 2 nos mostra o desequilíbrio entre as duas polaridades. Quando um está em excesso o outro estará deficiente, o excesso de uma das energias, comprime o polo oposto. Apesar dessa condição ser a nivel energético, essa circulação de energia prejudicada gera sintomas físicos através dos canais e colaterais, e em casos crônicos pode atingir os ZangFu (órgãos e visceras).

O processo de equilibrio entre os dois polos é dinâmico e constantemente variável, sendo que raramente ocorrerá uma proporção de 50%Yin e 50%Yang, mas um indivíduo que tem uma proporção próxima a essa possui uma boa saúde. Sendo que o Yin (Yin Qi) possui características frias, úmidas, escuras, de recolhimento, calmo, associado à terra e representado pela figura feminina. O Yang (Yang Qi) é mais quente, seco, brilhante, possui grande mobilidade, associado ao céu e representado pela figura masculina.

 

Se o Yin e o Yang estiver em harmonia, a superfície será plena, e o interior forte. Os canais energéticos circulam sem bloqueio ou interferências, e os órgãos funcionam em seu perfeito estado.

Desequilíbrio entre Yin e Yang

“Todo excesso esconde uma falta, toda falta esconde um excesso”

O Yin e Yang foi aperfeiçoado e diferenciado em cinco movimentos, uma doutrina abstrata para explicar o mundo e para o desenvolvimento de suas civilizações, as estações do ano, o comportamento do ser humano e tudo o que o rodeia. Cada movimento carrega consigo uma energia predominantemente Yin ou Yang, de acordo com a sua natureza.

(Shü Jíng – Clássico dos Documentos)“A água e o fogo são coisas com as quais as pessoas comem e bebem, o metal e a madeira são as coisas com as quais as pessoas trabalham, a terra é onde nascem os dez mil seres”

Ainda segundo Shü Jíng os movimentos são na sequência Água, Fogo, Metal, Madeira e a Terra: A água umedece, descende, e produz o salgado; o fogo evapora a água, elevando-a e produzindo o amargo; a madeira se curva e se direciona, produz o ácido; o metal obedece e muda de forma, produz o picante; a terra semeia e colhe, produz o doce”.

Esses movimentos serão regidos por duas leis, o Ciclo de Geração, e o Ciclo de Dominância:

Ciclo de geração: Água nutre a madeira; a madeira alimenta o fogo; as cinzas do fogo nutre a Terra; na Terra é formado o Metal; e o Metal gera a Água.

Ciclo de dominância: A água apaga o fogo; o fogo derrete o metal; o metal corta a madeira; a madeira entra com suas raízes, dominando a terra; a Terra segura a água com seus barrancos. Quando o ciclo de dominância se rompe, a desarmonia resulta em um processo chamado de contra-dominância, onde metaforicamente, o fogo evapora a água; o metal; o metal que dissipa o fogo; a madeira que quebra ou amassa o metal; a terra que sendo muito dura não permite que a madeira finque suas raízes

Esses processos de geração e dominância devem ser fluídos, contínuos e harmônicos. Predominantemente 3 fatores podem gerar uma desarmonia:

1) Causas internas: excesso ou deficiência entre as leis de geração e dominância;

2) Causas nem internas nem externas: Estilo de vida, preferências alimentares;

3) Causas externas: Exposição prolongada a um ambiente específico ou o suficiente para que adentrasse um fator patogênico, também chamado de Qi Perverso.

Portanto os Cinco Movimentos proporciona um padrão muito importante na fisiologia humana, e no reconhecimento das patologias. Cada movimento, representa um órgão e víscera, chamado de Zang Fu. Mais a frente destacarei cada um deles, de maneira profunda.

5 Movimentos

Precisamos refletir sobre um conceito essencial para entender um pouco mais sobre a compreensão da natureza do ser humano, de acordo com o pensamento taoísta, que compõe a base da Medicina Chinesa: Os 3 Tesouros.

Trata-se de três fatores vitais à formação e manutenção da vida.

1) Jing:

traduzido como Essência: Sendo a mais complexa e sutil entre as três substâncias. Jing é a parte mais refinada do Qi, matriz de onde provém a vida, não só a vida humana, mas toda a vida existente. A polaridade Yin do Jing gera e dá forma, a polaridade Yang se transforma e nutre o Qi. Ele quem dá as características essenciais e qualidades às coisas e aos seres.

Lü Shì Chü Qiü (Primaveras e Outonos do mestre Lu) “O jing qi se acumula nas plumas dos pássaros, então eles podem voar; ele se acumula nos animais que andam, então eles podem correr; ele se acumula nas pedras e no jade, então estes são claros e puros; ele se acumula nas árvores, então elas crescem de maneira exuberante”.

É a reserva e suporte de tudo o que há de único em cada espécie, em cada metal, árvore, é ele que faz com que um girassol dê girassois todas as vezes que floresce, é ele que faz com que cada árvore dê seu fruto específico, de acordo com a qualidade interna de seu jing. Quanto melhor for o jing qi naquela árvore melhores serão seus frutos. É o que diferencia um ser humano de outro, com seu conjunto de características e habilidades.

Fisiológicamente, é o que permite a reprodução (no homem ele se manifesta no esperma, e na mulher na menstruação). Permite o crescimento e nutrição dos ossos, músculos, cabelos, dentes, pele. Hüan Dì Nèi Jïng, Ling Shu”O jing é gerado, então o cérebro e a medula são gerados.

O Jing é divido em dois:

– Céu Anterior é a carga energética que vem do período pré-natal. É a parte do jing que herdamos dos nossos pais e antepassados, possuindo relação com o que é inato, congênito. A qualidade deste Jing é intimamente relacionado ao capital vital da árvore genealógica. A esse Jing é somado o que é captado da mãe durante a gestação. Esse Jing é governado pelos rins, que vai queimando lentamente ou de maneira rápida, de acordo com o estilo de vida;

– Céu Posterior trata-se da parte pós-natal do Jing, a essência que é adquirida durante a vida, proveniente dos alimentos e bebidas. Sem ele, não teria a possibilidade de se reproduzir ou de viver muitos anos. É governado pelo baço e estômago.

Farei um post especial para falar sobre 2)Qi e 3)Shen.

 

Dr. Lucas Mendonça

Minhas Referências Bibliográficas:

– Tao Te Ching, Sun Tzu

– A essência da Medicina Chinesa, Philippe Sionneau

– Os fundamentos da Medicina Chinesa, Giovanni Maciocia

– Shü Jíng – Hóng Fàn, Clássico dos Documentos

– Similia Similibus Curentur: revisitando aspectos históricos da homeopatia nove anos depois

Depoimentos

Veja o que os pacientes estão dizendo sobre o meu trabalho

Contatos

Horário de atendimento

Todos os direitos reservados a Alivio da Dor Oficial

💬 Ola! Como posso ajudar?
Escanear o código